9/21/2006

Situaçao em Bolivia

Aqui estamos bem. Já passou o frio e agora está começando a esquentar o clima.
Pedimos oração pela Bolivia, pois a que tudo indica as relações entre Brasil e Bolivia vão piorar, pois o governo Boliviano já afirmou que logo logo vai anunciar que vai tomar os bens da Petrobrás e que não vai pagar nada pelos investimentos da empresa aqui, e o Brasil já falou também que vai reacionar ante esta medida. Tememos que o presidente Boliviano, depois da reação do Brasil, tome a mesma medida que o presidente da Venezuela tomou, quando teve problemas com o Estados Unidos, onde expulsou missionários americanos da Venezuela. O presidente da Bolivia segue muito a ideologia do presidente de Venezuela, por isso pode acabar tomando a mesma decisão.
Além deste problema com o Brasil, a Bolivia está enfrentando um forte problema interno, pois neste momento, está sendo efetuado um processo de reforma na lei, e não está havendo acordo entre dois grupos étnicos, os colhas e cambas. Estes dois grupos têm uma forma de pensar bem diferente e se odeiam muito por isso. Os colhas, que têm uma ideologia bem socialista (ideologia do presidente) e o outro grupo, os cambas, têm uma ideologia bem capitalista.
Os cambas já avisaram que se as coisas continuarem da forma que estão indo, eles vão fazer uma guerra para se separar da Bolivia e formar uma nação independente, mas os colhas dizem que não vão deixar, pois nos estados onde se encontram os cambas estão as maiores riquezas do país.
Nós pedimos orações, para que Deus nos guarde, pois estamos bem na fronteira entre dois estados, um camba e outro colha.
Continuamos ensinando, auxiliando uma pequena igreja no centro da cidade de Cochabamba, onde estamos dando 2 estudos doutrinários na semana e um estudo evangelístico para crianças no sábado. Infelizmente a realidade das igrejas no centro é muito triste, pois existe uma carência muito grande de doutrina, e a grande maioria dos evangélicos depositam sua confiança nas obras para salvação. Além disto, existe um problema muito grande de mau testemunho dos evangélicos. Existem muitos pastores mal preparados e que exercem o ministério só por dinheiro. Com todos estes problemas, as igrejas do centro não têm enviado missionários aos povoados, que estao à uma, duas ou três horas de distância. Estes povoados não recebem ensino cristão, e continuam perdidos em suas falsas crenças.
Estamos indo também ao povoado (Arbieto), onde estamos auxiliando uma escola, ensinado para adolescentes. Estamos fazendo amizades para poder começar ensinar a palavra de Deus.