5/23/2006

As Cholitas


Cholitas, assim são chamadas essas mulheres. Têm seu próprio modo de vestir, de pentear os cabelos (sempre com longas tranças), e muitas outras características que lhes são próprias. Essas mulheres, por toda a Bolívia, vivem em sua maioria, em muitas dificuldades financeiras, pois sua fonte de renda não é suficiente. Elas trabalham com vendas; vendem sapatos, roupas, comidas, sucos, frutas e tudo o que você possa imaginar. Existe uma área aqui em Cochabamba, no centro, onde se concentra a maior parte desse comércio. E algo interesante é que nesse comércio 98% dos vendedores são essas mulheres, as Cholitas.
É parte da cultura daqui, as mulheres trabalharem mais do que os homens, e trabalhar no pesado, enquanto que seus esposos estão num serviço mais leve, ou em casa cuidando das crianças, ou nos bares bebendo. E isso é tão forte culturalmente, que elas já acham normal que seja assim, elas começam a trabalhar quase na madrugada e não tem hora para terminar, e ao chegar em casa, todo o serviço do lar lhe espera. E por isso vemos muito claramente as marcas de uma vida dura e sem conforto algum para as mulheres. Hoje algumas dessas mulheres tem trabalhado dia e noite para ir a outro país, conseguir um emprego com um salário mais justo. Mas essa oportunidade poucas têm alcançado.
As jovens e adolescentes que têm oportunidade de estudar e fazer um curso onde lhes ofereça uma vida um pouco melhor. Essas, já não querem viver com o mesmo estilo de vida de suas avós, vestindo as mesmas roupas, penteados, etc… Mas muitas dessas jovens e adolescentes têm seus sonhos interrumpidos por uma gravidez nao desejada em suas juventudes.
É interesante ver a força que essas mulheres têm, muitos dizem que aqui o chefe da casa é a mulher, porque quem põe a maior parte do alimento em casa são elas, quando não é por completo. Pode ser interessante para quem está de fora, mas só elas sabem o que passam fora e dentro de casa, pois não é raro ouvir no noticiário que muitas delas apanharam de seus própios esposos, e por isso é normal encontrarmos muitas delas mal humoradas em seus trabalhos. Se você toca em seu produto ou começa a perguntar demais, ou você é obrigado a comprar ou vai ouvir muito por ter atrapalhado o seu tempo.
O nosso objetivo é que possamos orar por essas mulheres para que tenham a oportunidade de conhecer o Senhor. Pois talvez não possamos fazer nada para melhorar sua dura maneira de sobreviver, mas creio que podemos fazer algo para que sua vida espiritual seja mudada, pois uma vida com Deus pode trazer paz mesmo em meio às dificuldades. E não só por elas, mas também por seus esposos e filhos, pois somente o Senhor pode transformar lares tão desestruturados.

“Oh Senhor! Desejamos que a sua misericórdia alcançe este povo!”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home