3/20/2006

Um lugar chamado Oruro

Viajamos para um lugar chamado Oruro, há três horas de Cochabamba(onde moramos). No caminho vimos diversos povoados Quechuas que vivem exatamente nas montanhas, no seu modo de vestir não há diferenta entre uma pessoa e outra; suas casas são simples, construidas com tijolos, e seus telhados são seguros com pedras por causa da força dos ventos, a terra não é muito frutífera, parece um deserto montanhoso; eles vivem basicamente da plantação de batata, milho, criam galinhas e pastoreiam ovelhas e principalmente lhamas, o pastoreio no geral fica na responsabilidade das mulheres, é o que se nota a primeira vista, pois as vimos caminhando nas montanhas com seus animais.
Ao chegarmos à cidade de Oruro, não há muito o que se vê, além do seu comércio e uma igreja católica imensa. Esta é uma cidade onde antigamente havia muitos mineiros, pessoas que trabalham com a busca de minerais em grutas e escavações por baixo da superfície. E exatamente embaixo da igreja católica existe uma mina que hoje se tornou ponto turístico desta cidade. Nesta mina existem materiais que os mineiros usavam na época de suas escavações, e exposição de minérios encontrados , bem como vários objetos antigos. A mina se tornou uma verdadeira "mina museu". E também lá no centro da mina encontramos o objeto de adoração dos mineiros e que é adorado pelo povo até hoje. O nome da imagem é "diablo", ou seja DIABO. Fora da mina também há uma imagem do "diablo" juntamente com os mineiros. É de espantar pois como vemos isso não é uma mera história, o povo adora o diabo sem máscaras, eles não estão iludidos acerca de quem representa a imagen, mas todos sabem o seu nome.
Postamos isto meus irmaos para que suas orações sejam incessantes, pois o povo está escravizado por Satanás de tal forma que este se tornou um deus para eles. Nos sentimos tão pequenos diante de tamanho desafio e somente a graça e misericórdia do Senhor nos fortalecerá para enfrentarmos a ação de satanás neste lugar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home